quinta-feira, 23 de outubro de 2008

QUANDO A SORTE SE DISFAÇA


No país de Sung havia uma família famosa por sua generosidade. Durante várias gerações. Todos viveram em paz e em tranqüilidade até que algo muito estranho aconteceu: uma vaca preta deu à lua um bezerro branco. O chefe da família interpretou o fato como um sinal de alerta e foi até o sábio Confúcio perguntar-lhe sobre o significado desse nascimento.

Confúcio respondeu:

_ Esse bezerro é sinal de felicidade.

Um ano depois, o chefe da família ficou cego de um olho e, na mesma ocasião, a vaca negra deu à luz outro bezerro branco. Então ele pediu que falasse novamente com Confúcio.

Ao ouvir a notícia do nascimento do segundo bezerro branco, Confúcio repetiu:

_ Esse bezerro é sinal de felicidade.

Um ano mais tarde, sem nenhuma razão aparente, o jovem que consultara Confúcio ficou totalmente cego e passou a duvidar da sabedoria do mestre.

Pouco depois, o país de Sung foi atacado por um poderoso exército. Todos os homens foram convocados a lutar. Porém, a guerra foi perdida e os soldados que defendiam as terras, exterminados. Os únicos sobreviventes do país de Sung foram justamente o pai e seu filho cego.

Assim que a paz se instalou novamente, pai e filho recuperaram a visão. Muito vezes, a sorte se disfarça.

Lieh tse





Um comentário:

  1. Professor...eu e minha mãe gostamos muito do seu blog! è muito interessante; iremos divulgar o livro corrida maluca e seu blog ok?

    Muito sucesso!!

    Rita e Ludmylla

    ResponderExcluir