sábado, 4 de outubro de 2008

SÍNDROME DE DOWN


A SD (Síndrome de Down) foi descrita pela primeira vez pelo médico Inglês Jonh Longdon Down em 1864. Down descreveu as características e considerou em seu relato que eram pessoas amáveis e amistosas.



1-
  1. ASSOCIAÇÃO VIVA DOWN

É uma entidade civil, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com Síndrome de Down que tem como objetivo promover a integração da pessoa com Síndrome de Down em todos os segmentos da sociedade para que ela possa, assim, exercer plenamente sua cidadania.

  1. DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME D DOWN

O dia 21 e março foi escolhido como o Dia Internacional da Síndrome de Down pela Down Sydrome internacional e celebrado pela primeira vez no ano de 2006 em Cingapura e em todo mundo. Este ano o tema é “Sonhe alto o bastante”, onde pretende-se mostrar que os únicos limites que uma pessoa com Síndrome de Down encontra são aqueles que os outros impõem. Não existe limitação no desenvolvimento de um indivíduo com Síndrome de Down: ele será capaz tanto quanto qualquer outro a quem seja oferecido conhecimento, oportunidade, confiança e respeito. Somos todos diferentes como seres individuais. Somos todos iguais como cidadãos.

  1. O QUE É SÍNDROME DE DOWN?

A Síndrome de down não é uma doença. É uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Não se deve dizer que um indivíduo “está com Síndrome de Down” ou “foi acometido de Síndrome de Down “. O correto é dizer que alguém tem Síndrome de Down. Nunca use pejorativos para referir-se a alguém por causa de sua deficiência e nem permita que outros o façam. É uma atitude agressiva e mal educada que deve ser combatida e evitada. O preconceito é fruto do desconhecimento. Informe-se. Aprender a conhecer e conviver com a diversidade é uma atitude inteligente que traz benefícios a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário