domingo, 5 de setembro de 2010

Menstruação, harmonize-se com ela

Dr. José Bento
Especialidade: Ginecologista e Obstetrícia

Sem dúvida, um dos assuntos mais discutidos na sala de um ginecologista é a menstruação. Diversos questões são abordadas: o início, optar ou não pela suspensão do sangramento, a sua ausência e, por fim, o término desse ciclo. Cada caso é um caso, mas sem dúvida, algumas informações são fundamentais para ter uma saúde íntima e compreender melhor todas as constantes mudanças e adaptações que ocorrem no corpo feminino. Todo esse processo depende da sincronia entre diversas partes do nosso corpo. Tudo é mediado por uma série de hormônios. O ciclo menstrual de uma mulher começa do 1º dia em que ela menstrua e vai até o último dia antes da próxima menstruação. Em um ciclo normal, a menstruação demora de 28 a 30 dias para aparecer, e dura, em média, de três a cinco dias. O que determina a quantidade do fluxo é o tamanho do útero, a quantidade de endométrio (revestimento interno do útero) e a quantidade de hormônios: estrogênio e progesterona produzidos pelo ovário.

Esse período é regido por uma série de alterações hormonais, que funcionam de forma interativa entre as glândulas hipotálamo, hipófise, ovários, adrenal e tireóide. Qualquer desarranjo nesta cadeia de eventos pode levar a mulher a ter alterações na menstruação. O ciclo pode ser dividido em fases, a fase folicular e a lútea, que tem como divisão a ovulação.
A fase folicular ocorre na mulher com ciclos regulares do 11º ao 14º dias, em geral, e é motivada principalmente pelo estradiol e FSH (hormônio folículo estimulante), que promovem a fase aura da feminilidade. Nesse período a mulher começa a sentir mais feminina, sensível e até a pele fica mais bonita. O pico hormonal culmina com a liberação do óvulo, período também chamado de ovulação. A partir deste momento temos dois caminhos a serem seguidos.O primeiro seria o encontro deste óvulo com espermatozóide, resultando num ovo, caracterizando a gestação e o não sangramento do endométrio (camada interna do útero), que servirá de suporte fundamental para a gestação que se inicia. O segundo seria a ovulação seguida da não-fecundação e, que levaria então a um pico de progesterona, com redução dos outros hormônios e com a descamação do endométrio, que então se preparará para um novo ciclo.
Geralmente, nos 3 primeiros dias o fluxo é nitidamente mais forte, passando depois a menor quantidade e, muitas vezes, para o fim apenas uma secreção acastanhada.
Ao todo, o período menstrual pode durar entre 3 a 7 dias. Isto é apenas em termos generalizados, uma vez que a menstrução pode diferir ligeiramente de mulher para mulher. No entanto se por acaso a menstrução se prolongar por mais de 8 dias, deve-se consultar um ginecologista.
No período normal, a quantidade de fluxo expelido no total dos dias é equivalente a cerca de meia xícara de chá, ou 70 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário