sábado, 11 de setembro de 2010

ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO DE 2001

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, foi planejado pela Al-Qaeda contra os Estados Unidos. Foi em uma manhã da citada data, que 19 terroristas da referida organização, sequestraram quatro aviões comerciais para cometerem seu ato. Eles lançaram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque. O primeiro ataque ocorreu às 08:46min e o segundo, às 09:03min. Tal ação vitimou vitimou os que se encontravam abordo e muitos dos que se encontravam nas duas torres. Em duas horas, as duas Torres Gêmeas desmoronaram, causando também, danos em outros edifícios próximos. O terceira aeronave foi lançada contra o Pentágoro, às 09:37min, em Arlington, Virgínia, próximo de Washington. O quarto caiu em uma área de campo, às 10:03min, após reação dos passageiro contra os terroristas, próximo Shanksville, na Pensilvânia. Não houve sobreviventes em nenhum dos aviões utilizados nos ataques.

O número total de mortos foi de 2.996 pessoas, 2.977 foram vítimas civis e 55 militares, juntamente com os 19 terroristas. Haviam pessoas de mais de 70 países. O maior número de mortes, entre visitantes e trabalhadores, estavam no andar do impacto e nos andares superiores. Outras tantas, ou seja, umas 200 pessoas pularam para a morte. O socorro pelo o teto dos edifícios foram prejudicados por dois motivos: as portas de acesso ao telhado estavam bloqueadas e a fumaça e o forte calor impedia o resgate através dos helicópteros. Vários socorristas foram mortos na busca de salvar a vidas de milhares de vítimas, entre bombeiro e paramédicos.

Para termos uma idéia da tragédia, uma semana depois, o número de mortes subiu para mais de 6.000. Só foram possível identificarem 1.600 das vítimas.

Como resposta aos ataques, os Estados Unidos iniciou a “Guerra ao Terro”. O que levou a derrubada do Taliban no governo do Afeganistão. O Iraque, também sofreu represaria por parte dos Estados Unidos que, o considerou aliado do Taliban. Após alguns períodos de guerra, o governo do Iraque, Saddam Hussein, foi capturado e condenado a morte. Foi considerado o autor intelectual dos ataques as duas Torres Gêmeas, Khalid Sheikh, que foi preso na Paquistão. A responsabilidade ficou para a Al-qaeda e Osama Bin Laden, segundo dados do FBI.

Quanto a economia estadunidenses caiu, atingindo a de outros países. As bolsas tiveram quedas em sua ações. Muitos perderam seus empregos. Foram criados postos de trabalhos para ajudar aos desempregados. O setor aéreo ficou fechado por vários dias e quando retornou a funcionar, foi verificado uma pequena procura por parte dos passageiros, que ainda se encontravam assustados. Nesse setor da economia estadunidenses, também houve, perda de empregos e suas ações caiu nas Bolsas de Valores.

Com relação a saúde, milhares de pessoas ficaram com problemas respiratórios, devido a fumaça provocada pelos incêndios e desabamentos das torres. Algumas pessoas morreram devido tal contaminação. E outras substâncias químicas, estão prejudicando o desenvolvimento de alguns fetos. Ou seja, o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas, tive um efeito de um ataque nuclear. Pois, foram encontrados milhares de ossos e tecidos humanos no destroços. Como também, outras tantas pessoas que não foram encontradas.

O que a humanidade espera, é que ações dessa natureza, passe a fazer parte do passado. E que siva de exemplo, para que jamais voltemos a presenciar fotos desse tipo. Já que consideramos “seres civilizados”, não podemos mais tolerar que alguns povos, em nome da religião e de suas ideologias políticas, venham cometer tais crimes contra a humanidade. Isso vale também, para os estadunidenses, que se acham no direito de invadirem outras nações.

Observação: Os nascidos nos Estados Unidos da América, se proclamam, “americanos” quanto sua nacionalidade. Eles estão errados. Quem nasce nesse país é estadunidenses. Americanos, são todos nascidos nas Américas: do norte, central e do sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário