sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A VINGANÇA DE LAI-TAN

Quando o pai de Lai-Tan foi morto durante uma luta, o jovem jurou vingar-se.

Porém, Lai-Tan não era capaz de sentir ódio, além de ser magro e não praticar artes marciais. Para piorar a situação, o homem que derrotara o pai de Lai-Tan era forte e violento, um perito em lutas com espadas. Vaidoso, gabava-se de ter derrotado o pai e prometia destruir o filho de seu inimigo, assim que chegasse a hora certa.

Certo dia, desanimado, Lai-Tan confessor a um amigo:

_ Eu não sei mais o que fazer, você pode me ajudar?

E o amigo lhe disse:

_ Ouvir dizer que na região de Wei vive um nobre que tem uma espada mágica. Essa arma é tão poderosa que, mesmo nas mãos de uma criança, pode derrotar um exército inteiro! E se você tentasse pegar essa espada emprestada?

Lai-Tan seguiu o conselho do amigo e viajou até a terra de Wei. Ao chegar à casa do nobre, implorou-lhe ajuda e, em troca, ofereceu-se para trabalhar como servo.

Ao ouvir a trite história de Lai-Tan, o nobre impressionou-se com sua coragem diante de um inimigo mortal. Então ele lhe disse:

_ Caro Lai-Tan, tenho três espadas mágicas, mas nenhuma delas é capaz de matar, Posso emprestar-lhe uma arma para que você consiga enfrenta o inimigo de seu pai. Mais antes, preciso descrever as características de cada arma.

A primeira espada se chama Luz invisível. Ela não tem forma nem peso, de modo que você não pode senti-la e ela não deixa marca quando corta.

A segunda arma se chama Espada de sombra. Se você a colocar contra a luz do amanhecer ou do anoitecer poderá vislumbrá-la. Ao atingir o inimigo, ela produzirá um som suave, mas a vítima não sentirá dor aluma.

A terceira se chama Espada da noite. Durante o dia, você verá sua sombra, mas não seu brilho. À noite, você verá seu brilho, mas não sua forma. Quando ela atingir o adversário, você perceberá um ruído agudo. O ferimento produzido pelo corte fechará imediatamente e não haverá sangue. A vítima sentirá apenas uma pontada no lugar em que foi tocada pela espada.

Essas três espadas foram transmitidas de pai para filhos ao longo de treze gerações. Elas jamais foram usadas e permanecem trancadas dentro de uma caixa especial.

Lai-Tan pediu emprestada a Espada da Sombra.

O nobre lhe explicou que ele precisaria fazer um ritual mágico para quebrar o selo da caixa que guardava a espada.

Lai-Tan jejuou durante sete dias, fez todos os rituais de purificação necessários e abriu a caixa à meia-noite. Em seguida, com a arma em punho, foi ao encontro de seu inimigo.

No entanto, ao encontrar o assassino de seu pai, percebeu que o homem estava bêbado e abatido. Mesmo assim, Lai-Tan ergueu a espada e o atacou três vezes. O homem caiu inerte e o jovem saiu correndo da sala. No corredor, ele se deparou com o filho de seu adversário. Lai-Tan rapidamente ergueu a espada e o atingiu. Mas, no lugar de demonstrar dor, o garoto sorriu e disse:

_ Você é um homem engraçado. Por que fez esse gesto tão estranho com a mão? Você é um malabarista, por acaso?

Sabendo que a espada não produzia ferimentos reais, Lai-Tan simplesmente partir, sem responder às perguntas que o menino lhe fizera.

Na manhã seguinte, ao despertar, o assassino disse à mulher:

_ Por que você não cuidou bem de mim ontem? Despertei com dor na garanta e nas costa, parece que algo me atingiu à noite.

Ao ouvir isso, o filho dele lhe disse:

_ Pai, ontem Lai-Tan apareceu por aqui. Ele fez um gesto estranho com a mão e foi embora. Agora meu corpo inteiro está um pouco dolorido. O senhor acha que ele jogou uma praga ou nos jogou feitiço?

Lai-Tan não matou seu inimigo, mesmo assim, lhe deu uma lição. A Espada da sombra era uma arma poderosa. Ela não cortou nem feriu, mas dissipou todo o ódio que o jovem carregava dentro de si. Se Lai-Tan tivesse usada uma arma normal para realmente matar seu adversário, bem como seu filho, a família deles tentaria vingar-se e a violência teria se propagado durante muitas gerações, produzindo enormes infelicidades.

LIEH TSER

Nenhum comentário:

Postar um comentário