quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O HOMEM QUE TENTAVA MOVER MONTANHAS


Ofereço esta história a Gersivan, que ao longo de sua vida luta para remover a montanha que o impede de ser feliz. Espero que você goste da homenagem do seu amigo e professor Jadson.


Num vale cercado por duas imensas montanhas vivia um velho. Seu apelido era Velho Louco porque ele sempre inventava projetos impossíveis.

Certo dia, o Velho Louco ficou cansado de ter que dar a volta nas montanhas para sair do vale. Reuniu sua família e declarou:

_ Precisamos remover essa montanha que fica no meio do caminho!

Seu filho e seu neto ficaram muito animados com a idéia e queriam começar a remover a montanha imediatamente. Mas a mulher do velho ficou brava:

_ Você já tem noventa anos! Você não tem força para remover montanha nenhuma! Será que isso não é outra de suas famosas loucuras? Como é possível alguém de sua idade remover uma montanha?

Mas o velho não desistiu de sua idéia.

_ Podemos transportar a terra das montanhas para o mar!

No dia seguinte, o Velho Louco, seu filho e seu neto, munidos de pás e enxadas, caminharam em direção às montanhas. Nisso, receberam a ajuda de outro jovem que vivia perto. Juntos. Os quatros trabalharam dia e noite.

Quando chegou o inverno, um sábio da cidade resolveu removê-lo de sua idéia, temendo que morressem de frio. Ele disse:

_ Velho Louco, na sua idade você já devia saber que sua idéia é maluca! Você está fraco. Como pode achar que irá remover uma montanha?

O Velho Louco suspirou e respondeu:

_ Sua cabeça é dura demais. Até uma criança é mais sabida do que você. Não dá para perceber que, mesmo que eu nunca termine esse trabalho, meu filho e meu neto o levarão adiante? E se eles não conseguirem remover essa montanha, virão seus filhos e netos para continuar, A montanha, por sua vez, não cresce. Então, se cada geração tirar um pedacinho dela, um dia ela desaparecerá.

Sem argumentos para defender-se, o sábio partiu.

O Tempo passou, o Velho Louco e seu filho continuaram escavando a montanha, mas, embora as pessoas fizessem piadas sobre eles, os espíritos da montanha ficaram preocupados. Eles perceberam que o Velho Louco era determinado e que a montanha, com o tempo, realmente desapareceria, mesmo que isso só acontecesse num futuro remoto.

Assustados, os espíritos dirigiram-se aos senhores dos céus e lhe contaram o que acontecia, As divindades ficaram curiosas com a atitude do Velho Louco e decidiram auxiliá-lo. Certa noite, enviaram dos gigantes para para levar as montanhas embora; uma foi carregada para o leste, outra para o oeste. Na manhã seguinte, quando as pessoas olharam pelas janelas, as montanhas que bloqueavam o caminho tinham, simplesmente, desaparecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário