sexta-feira, 23 de setembro de 2011

POLUIÇÃO ESPACIAL

Durante seu processo de evolução tecnológica, os seres humanos vêm contaminando o meio ambiente. Ecossistemas terrestres e aquáticos vêm sofrendo agressões por meio de resíduos lançados diariamente. Até então, o Espaço estava protegido. Porém, foi com A Corrida Espacial, entre Os Estados Unidos e a Ex-União soviética, que essa área passa a sofrer agressões antropológicas.

Foi em 1957, que tive início tal processo com o lançamento do satélite Sputnik I pela Ex-URSS. Após este e acontecimento histórico, vários outros foram postos no Espaço para os mais variados fins: Bélicos, Científicos, Comunicação, etc.
Hoje, nosso Órbita encontra-se cercada por milhares de Satélites. O problema encontra-se quando tais meios de tecnologia espacial não estão mais sendo utilizados. Os mesmo ficam abandonados no Espaço circulando o nosso Planeta. Durante esse período, uns desses Satélites desativados, podem atingir outros Satélites ocasionados prejuízos e saindo de sua órbita. O que os levam a serem atraído pela força Gravitacional da Terra. Ou seja, vem caírem sobre áreas Continentais ou Aquáticas.
O que nos leva a redigir esse texto? Caso você ainda não saiba, os meios de comunicações em todos os países estão comunicando que está para entrar em nossa Atmosfera um desses Satélites. Além de termos a preocupação de não sermos contaminado com às várias poluições que já existem em nosso Planeta, temos agora que nos preocuparmos, com a que vem do Espaço.
Já foram demonstrados vários cálculos de possibilidades de um ser humano ser atingido por esse Lixo Espacial. Dizem que é mínima. Porém, não é zero! Há possibilidade de alguém ser atingido? Claro que sim! Esperamos que caia em alguma região Desértica ou Oceânica. Só temos que esperarmos. Está marcado para hoje, ou madrugada de amanhã.
A questão que nos levam a pensarmos, é a seguinte: como recolher esse lixo no Espaço? Já há algum projeto para tal limpeza?
Enquanto não surgem respostas para tais interrogações, só temos que torcer para que nenhum ser humano venha ser atingido.


Jadson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário