terça-feira, 13 de julho de 2010

Supere a timidez durante a dinâmica

Aprenda como se sair bem em momentos
fundamentais durante o processo

Por Priscila D'Amora

A dinâmica de grupo é uma das fases do processo seletivo que mais deixa os candidatos inseguros. Se ao estar nessa situação o nervosismo e a preocupação começam a dominar excessivamente seus pensamentos, respire fundo e tente driblar esses sentimentos, para que eles não atrapalhem o seu desempenho. E uma das dúvidas mais recorrentes entre nossos leitores, e que rendem inúmeros e-mails para a redação, é justamente como driblar a timidez durante a dinâmica.

Vencer o monstro da timidez e passar por essa importante etapa da seleção pode parecer muito difícil no começo, mas o autocontrole é um exercício diário que gera resultados. Veja como superar essa barreira com as dicas de nossa especialista Izabel Failde e de Canísio Mayer. Boa sorte!

1. Adapte-se ao ambiente

* Participe , permita-se ser desafiado;

* Responda com naturalidade e segurança aos olhares e questionamentos de quem coordena a dinâmica;

* Deixe que as pessoas e o ambiente se tornem mais familiares. Isso fará com que a tensão do começo vá aos poucos diminuindo.

2. Para não travar

* Controle situações de ordem pessoal
que estejam o incomodando no momento. Vida familiar, relacionamento amoroso, etc. Se for questionado a respeito fale de forma clara, mas sem se expor;

* Tente não pensar em situações que não deram certo . Por exemplo, uma oportunidade de trabalho perdida e cujo motivo foram as dinâmicas ou a incapacidade de expressar suas habilidades em público. Perceba que cada situação pode ser diferente e tratar-se de uma nova oportunidade para acertar;

* Perceba que as dinâmicas despertam um duplo movimento nas pessoas : para umas é uma oportunidade de serem elas mesmas, de mostrarem seu talento, postura e valores. Já para outros, é um sofrimento, pois não gostam de se expor, levam uma vida mais reservada ou já sofreram por causa disso. Detecte o seu tipo de reação e tente contornar.


3. Carregue algumas "bandeiras" consigo:

* Antes de mais nada, tenha consciência daquilo que deseja ;

* Compreenda que uma entrevista não é um problema , mas uma oportunidade para afirmar o que gosta, e faça a diferença;

* Não gaste energia em problemas imaginários , que nunca serão solucionados e só tiram o sono e a paz. Ocupe-se de problemas reais, veja a dinâmica como um desafio a ser superado e lembre que já passou por muitas dificuldades na vida e que é um vencedor por natureza;

* Use de técnicas de relaxamento , como as de respiração e de escuta dos sons, que poderão auxiliar nestes momentos;

4. Enfrente a saia justa:

* A pessoa pode travar não porque é tímido
, mas porque o assunto abordado o incomoda. Quando o assunto for abordado, ela vai ter um bloqueio natural. Equilibre a sinceridade, já que em uma dinâmica de grupo a exposição é inevitável.

* Quando vier a famosa pergunta: Por que você se desligou da empresa? Ou, por que você estava dentro do corte? Fale a verdade. Um exemplo: "Os resultados que eu demonstrei para a empresa naquela data não atendiam as expectativas porque me faltavam conhecimentos técnicos. Por isso, me dediquei e agora estou aprimorando meus pontos fracos". Isso demonstra uma reação madura.

* Não faça promessas . A boa vontade precisa estar aliada a ações. Mostre-se apto e pronto para enfrentar um meio competitivo.


5. Aspectos que podem deixar a pessoa ainda mais tímida e insegura:

* O tipo de educação recebida em casa . Por exemplo, pais muito repressores fazem filhos tímidos e medrosos;

* Experiências vividas no passado
e que condicionam a pessoa negativamente na hora da dinâmica;

* Insegurança em relação à sua competência para executar o trabalho em jogo;

* Saber que está sendo observado em todos os sentidos: na roupa, físico, comunicação, argumentação, jeitos. Ser observado e saber-se observado provocam insegurança;

A timidez poderá ainda ser reforçada por se tratar de uma encruzilhada, o que traz medos, inseguranças, nervosismo. Mas respire fundo e mostre quem você é que, com certeza, conseguirá se destacar positivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário