A representação geométrica de Deus na teologia de Cusa pode ser interpretada como uma imagem metofórica do infinito. Nisso, Cusa não está sozinho. O conceito do infinito é uma dessas coisas muito mais fáceis de compreender do que de explicar. Santo Agostinho dizia a mesma coisa sobre o tempo. “Se você me perguntar o que é o tempo, eu sei. Mas, se você me pedir para explicar o que é o tempo, permanecerei calado”.
Matematicamente, o primeiro a vislumbrar a idéia de infinito foi Arquimedes, o grande filósofo e cientista grego. Arquimedes encontrou o infinito nos números, ou, mas precisamente, na seqüência dos números inteiros, que ele compreendeu não terminar jamais. É sempre possível imaginar um número maior que o precedente.
A idéia de infinito reapareceu no cálculo diferencial e integral, encarnada no conceito de limite. Aqui pode ser o infinitamente pequeno, por exemplo, ao dividirmos uma linha reta em segmentos cada vez menores até que seu comprimento vá a zero. Na geometria encontramos o infinitamente grande, por exemplo, ao imaginarmos uma linha reta que se estende ao infinito. Ou ao supormos, como Euclides, que duas linhas paralelas se encontram no infinito. Já um ponto é infinitamente pequeno. Ele existe apenas em nossas mentes. A matemática abstrai o conceito de infinito de modo a torná-lo uma quantidade capaz de ser manipulada nas mais diversas operações.
Musicalmente, o conceito de infinito pode ser encontrado, por exemplo, nas belíssimas fugas de Bach, com notas seguindo notas de forma a gerar uma sensação de verticalidade sonora, a música do ser humano ascendendo ao firmamento divino. A mesma verticalidade é encontrada na arquitetura das catedrais góticas ou na pintura de El Grego, com suas imagens esticadas de Cristo., novamente ligando o mundo dos seres humanos ao céu de Deus. Aliás, essa também é a interpretação da primeira letra do alfabeto hebreu, o aleph , que tem uma perna plantada no chão e outra apontando para o céu.
Não é uma coincidência que o grande escritor argentino Jorge Luiz Borges tenha usado o aleph como inspiração de um de seus contos mais famosos. Nele, um homem descobriu em seu porão o aleph, o ponto de onde todos os pontos nos espaço e no tempo são visíveis simultaneamente, uma condensação do infinito espacial e temporal em um ponto geométrico, o Deus de Cusa. “Naquele momento, vislumbrei milhões de atos belíssimos e horrendos, e nenhum me impressionou mais do que o fato de todos ocuparem o mesmo ponto infinito”.
Nas representações do infinito, encontramos uma belíssima complementaridade entre arte e ciência.
Vários exemplos de representação gráfica do infinito aparecem na obra de M. C. Escher, um verdadeiro mestre do absurdo, que, com suas representações de formas geométricas encurvadas repetidas em seqüência, mas sem proporções cada vez menores (ou maiores, dependendo do ponto de vista), reproduz em papel uma imagem do infinito extremamente convincente e inspiradora. São poucos os matemáticos que conheço que não são fãs de Escher e que não decoram os escritórios com seus pôsteres.
Não poderia terminar sem mencionar a cosmologia. Hoje acreditamos viver
14/1/2001.
Gleiser, Marcelo
Micro Macro – reflexão sobre o homem, o tempo e o espaço
São Paulo : Publifolha, 2005.
Interrogações:
1- Qual sua visão no que se refere ao infinito?
2- O infinito, existe para você, ou é apenas uma questão de visão pessoal?
3- Nós somos finito ou infinitos?
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